Visionário e Empreendedor

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O empresário Alexandre Araújo, presidente da Internacional Professional Fair em Belo Horizonte, concedeu com exclusividade entrevista ao Portal do Divanah e nos conta como mantém o sucesso da feira, que está em sua 13a. edição, mesmo com a situação econômica que o país vive atualmente.

Portal do Divanah – Que mudanças ocorreram na organização da feira em comparação à última edição para a atual, com a situação econômica do país?

Alexandre Araújo – Fizemos algumas ações que se encaminham para o sucesso. A primeira situação é trocar a data de abertura da feira, que agora inicia-se aos domingos e trabalharmos também com a ideia de que, devido a situação econômica do país, nós deveremos e temos que trabalhar muito mais a atratividade do público do que nos anos anteriores. Para isso, fizemos algumas ações muito importantes como não aumentar o valor da entrada. Temos um mailing cadastrado com 20 mil profissionais e encaminhamos crachás vips, ou seja, o profissional já tem acesso ao evento devidamente credenciado. Aumentamos o formato de distribuição de convites para os expositores, investimos o dobro em mídia, em relação ao ano passado, estamos em todas as revistas do segmento e jornais locais. Resumindo, esse ano estamos bem mais recheados de surpresas do que no ano passado, também com mais congressos, workshops, atrações internacionais e o plus é a parte masculina com produtos para os homens e a tendência das barbearias. Já percebemos um acréscimo de visitações ao evento.

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PD – O trabalho de divulgação de vocês também inclui o corpo a corpo. Encontraram um pouco de resistência com os profissionais ou eles sempre estão esperançosos em buscar mais informações para agregar à sua clientela?

AA – Em relação aos profissionais, nós fazemos um trabalho bem interessante, tanto na parte de ingressos, tanto na parte de entrega de convites para a feira. Só no estado de Minas Gerais, entregamos, pessoalmente, 6 mil convites e isso faz com que possamos quebrar qualquer resistência. Logicamente que percebemos que o poder aquisitivo para a compra de um ingresso caiu e isso fez com eu e minha equipe, tivéssemos um pouco mais de trabalho e dedicação para colocar o evento em diante. Como visitação, eu acredito que, por ser uma feira de beleza fora de São Paulo, muitos profissionais que queriam ir até a capital paulista, deixaram de ir. Observaram que a beleza mineira também é referência. A prova disso é que muitas caravanas desembarcaram aqui com muito mais frequência do que no ano passado.

PD – Quais as expectativas da Professional Fair para essa edição e quais os pontos fortes no quesito atrações que o Senhor destacaria ?

AA – Em relação a essa edição, eu e minha equipe acreditamos que vamos superar o público de todos os anos. A maciça exposição da linha barbearia é algo que no primeiro dia é novo e nos ajuda a multiplicar o número de visitantes no segundo e terceiro dia. Com isso, os resultados de números da feira ficam bem melhores e principalmente com a visitação dos homens. Nesse ano tenho muito mais visitantes masculinos do que no ano passado. Se tivermos uma dificuldade maior de outro lado, vamos conseguir suprir essa necessidade atraindo outro tipo de público, como exemplo: aquele que quer ser barbeiro e quem quer ser distribuidor de cosméticos.

ALEXANDRE ARAÚJO PROFESSIONAL FAIR

Público lota os três dias da Internacional Professional Fair

PD – Falando agora do empresariado da beleza brasileira, alguns ainda continuam resistentes em virem para uma feira de beleza?

AA – Alguns dos expositores que estiveram aqui no ano passado, que não renovaram esse ano, foi devido a situação financeira, mas ao mesmo tempo surgem novas empresas que aproveitam o momento para mostrar a que veio. Esse ano tivemos um aumento de 19,5 % maior em relação ao ano passado em expositores, ou seja, sabemos que existe uma ausência e uma dificuldade, mas também temos novos mercados e sempre há novas oportunidades, nós só precisamos saber buscar. Os expositores que estão participando são aqueles que ainda acreditam. Estamos numa situação um pouco desfavorável, mas partiremos para algo melhor já à partir do segundo semestre e assim, no ano de 2017 em diante.

 

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Alexandre Araújo e Zezinho Divanah, colunista social Portal do Divanah e RP HM Em Revista

PD – O Sr. que é um empresário para lá de bem sucedido e visionário, quais as expectativas para o mercado para os próximos anos?
AA – Primeira coisa,  não haverá uma redução, acredito que já começamos uma seleção, em algumas empresas que não tinham o que oferecer, mas à partir de agora eu vejo uma retomada, porque todo mundo leva um susto pois já estamos numa situação onde todo mundo já está reinventando ações empresariais e particulares. O consumidor tem no profissional de salão, buscar o que ele deseja e isso consequentemente gera algo para as fábricas. Isso também já conversei com alguns profissionais de salão que estão voltando a normalidade, só que existia algo pouco fora do normal. Aquele que conseguir se manter deve controlar, ter qualidade, novidade, capacidade, ser sério, ético e vou além, na verdade isso é o cenário econômico de qualquer país. Infelizmente ou felizmente vivemos um momento em que todo mundo podia fazer tudo, e dava certo. Isso não era uma realidade, era uma bolha. Aquele que estiver capacitado e andar corretamente simplesmente continuará trilhando o caminho do sucesso, Aquele que não era capacitado, terá que se capacitar.

 

Fotos: Ignácio Rocha e Welson Garcia

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Zezinho Divanah

Zezinho Divanah

Colunista social mais requisitado para cobrir os grandes eventos da área da beleza. Suas colunas são as mais requisitadas quando o assunto é eventos, grandes feiras e famosos. Pensando na demanda em que sua coluna era solicitada, Zezinho Divanah resolveu ampliar seus horizontes e lançou este portal, onde você encontrará entretenimento e colunismo social para os amados e queridos profissionais da beleza.



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