Tendências de Produtos Antipoluição para Cabelos

Tendências de Produtos Antipoluição para Cabelos

A Mintel se preocupa em combater os efeitos da poluição nos cabelos num mercado pouco explorado

 

Os malefícios da poluição, já é motivo de grande preocupação entre as mulheres brasileiras e a indústria de cosméticos já enxergou esse mercado ainda inexplorado. Segundo Vivienne Rudd, diretora de Insights Globais & Inovação, Beleza & Cuidados Pessoais da Mintel, Vivienne Rudd, 37% das consumidoras brasileiras acreditam que a poluição provoca um grande impacto na aparência dos cabelos.

“Há potencial para expandir significativamente o número de produtos que prometem desobstruir poluentes, formar um escudo protetor contra exposições futuras e reparar danos residuais”, explica Rudd sobre o cenário brasileiro. “As brasileiras são conhecidas por sua obsessão com os cabelos, fazendo com que este segmento seja o segundo maior na categoria de beleza, perdendo apenas para as fragrâncias”.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgou um relatório em 2016 e identificou que 92 % da população global é afetada pelos excessos de poluição. Além de afetar o sistema respiratório, a poluição afeta problemas de pele como machas de pigmentação, envelhecimento prematuro e aumento da sensibilidade.

Cosméticos antipoluição representam apenas 1% de toda a cadeia de lançamentos no mundo, segundo a Mintel. Mas novos ingredientes estão previstos para chegar ao mercado antipoluidores.“Há também espaço para mais conscientização sobre o problema, por meio de campanhas publicitárias que mostrem os efeitos da poluição na pele e nos cabelos”, afirma Rudd.

 

A Organic Monitor já divulgou que a oferta de ingredientes naturais para produtos antipoluição de cuidados com a pele está em expansão. Chá verde, alcachofras, açaí e moringa possuem ação antioxidante e podem proteger as células da pele. O carvão é um dos ingredientes que se destacam como antipoluidores para as madeixas. “Ele limpa toxinas, acrescenta volume e trata problemas do couro cabeludo”, explica Rudd.

Marcas podem posicionar o ingrediente como forma de deixas os cabelos livres dos poluentes, desintoxicando fios e couro cabeludo. Isso aumentará o interesse pelos antipoluidores. O carvão pode ser usado em xampus para remover os resíduos da poluição dos cabelos e também em condicionadores leave-in e modeladores para formar uma barreira protetora.

 

A multinacional alemã BASF  aposta no extrato das sementes de moringa oleífera, rico em proteínas de caráter catiônico, para seu ingrediente Puricare. “Ele têm alta afinidade com os cabelos e forma uma película protetora ao redor dos fios, o que diminui significativamente a adesão de partículas de poluição, como a fuligem, protegendo-os da ação dos poluentes e seus efeitos”, descreve Flávia Zanella, gerente de marketing de skin care e sun care da BASF para a América do Sul.

A executiva afirma que o Puricare além de proteger contra a poluição, diminui a adesão de odores e outras impurezas às madeixas, proporcionando sensação de cabelos limpos por mais tempo. O ativo pode ser usado em shampoos, condicionadores e produtos leave-on e a tecnologia já está disponível no mercado brasileiro.

Rudd afirma que a poluição vai gradualmente se unir aos raios ultravioleta na mentalidade dos consumidores como agressores do meio-ambiente. “As marcas vão ter de considerar os apelos antipoluição como um elemento padrão em seus produtos de cuidados com a pele e com os cabelos”. A analista diz que a ciência já está desenvolvendo soluções neste sentido e destaca uma afirmação do pesquisador Jean Krutmann, diretor do Instituto de Pesquisa pela Medicina Ambiental Leibniz: “Os raios UV realmente eram o tópico ao se pensar em proteção da pele nos últimos 20 a 30 anos. Agora a poluição do ar tem o potencial de nos manter ocupados nas próximas décadas.”

 

Fonte: FCE Cosmetique

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Zezinho Divanah

Zezinho Divanah

Colunista social mais requisitado para cobrir os grandes eventos da área da beleza. Suas colunas são as mais requisitadas quando o assunto é eventos, grandes feiras e famosos. Pensando na demanda em que sua coluna era solicitada, Zezinho Divanah resolveu ampliar seus horizontes e lançou este portal, onde você encontrará entretenimento e colunismo social para os amados e queridos profissionais da beleza.



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