Senhores Contadores: Evite Multas a Seus Clientes

by Zezinho Divanah | 25 de abril de 2017 22:43

Fiquem atentos a erros nas entregas, que  podem gerar altas multas e até mesmo parar as atividades da empresa

 

 

Obrigações tributárias acessórias são todos os trâmites burocráticos, servindo como base para pagamento de tributos e também futuras fiscalizações. Foi criada nas esferas federal, estadual e municipal para controlar as informações de pessoas jurídicas na área contábil, fiscal e pessoal. Os contadores precisam encaminhar de forma correta e no prazo determinado, evitando problemas adicionais para seus clientes.

Depois do prazo estabelecido pelo fisco, se a empresa entrega alguma obrigação acessória, ela recebe uma multa que dependendo do valor, pode variar de acordo com a própria obrigação, tempo de atraso, impostos e número de informações erradas que foram enviadas. Em casos mais graves, o não cumprimento das obrigações pode ocasionar na paralisação temporária da empresa.

Contadores e clientes atualmente estão se unindo para não correrem o risco de terem problemas futuros e com isso, contam com a ajuda da tecnologia. Inúmeros sistemas contábeis auxiliam na quantidade de informações exigidas por esses procedimentos de forma totalmente correta.

 

Confira exemplos de algumas das principais obrigações acessórias que devem ser enviadas à Receita Federal:

 

Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física
Esta provavelmente seja a obrigação mais conhecida de todas. O prazo para entrega é de 2 de março a 28 de abril.

 

– Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
Deve ser enviada até dia 27 de fevereiro tanto por pessoas jurídicas quanto pessoas físicas para informar rendimentos e tributos retidos de terceiros.

 

– Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias DIMOB
Deve ser entregue à Receita Federal do Brasil pelas pessoas jurídicas e equiparadas.  O prazo final encerrou em 24 de fevereiro.

 

Fonte: Serasa Experian

Faça seus comentários

comentário(s)

Source URL: http://portaldodivanah.com.br/senhores-contadores-dicas-importantes-para-evitar-multas-seus-clientes/