Saúde e Beleza dos Pés

Saúde e Beleza dos Pés

Milena de Souza, podóloga renomada do Espaço Be, responde questões bastante comuns sobre a importância de cuidar da saúde dos pés com um excelente profissional da área:

1 – Explique a importância de tratar os pés sempre com um podólogo renomado ao invés de um pedicuro.

Justamente o podólogo é quem faz os estudo e tratamento dos pés, está na ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnóstica e trata alterações e repercussões dos pés, diferentemente de um pedicuro que tem somente a estética como finalidade.

2 – Como podemos prevenir fungos ?

Procure sempre usar um anti-fungicida. Temos como um bom exemplo o óleo de malaleuca, poderoso fito-terápico que age contra fungos e bactérias.

pedicure

3 – Defina onicomicose:

É uma infecção causada por fungos devido ao uso de sapatos fechados, alicates contaminados, contato com animais.

4 – O que é  fascite plantar e quais são as suas causas ?

É um pequeno traumatismo que liga o tecido da fascia do calcâneo que cria o arco do pé. Dica para cuidar: aplicar bolsas de gelo sobre o plantar ou uma garrafa pet congelada associada ao descanso que é fundamental.

beleza-dos-pes-2

5 – O que podemos fazer para que nossos pés não cheirem mal ?

A bromidrose, mais conhecido como “chulé” pode ser facilmente resolvido com higienização dos sapatos, o uso de talcos e as trocas das meias todos os dias, sempre se possível dando preferência para as de algodão.

6 – Quais são os sapatos corretos para se usar na terceira idade ?

São os anti-derrapantes confortflex para melhor acomodação dos pés e também os ortopédicos.

7 –  Como usar palmilhas sem prejudicar os pés ?

O correto é mandar fazer palmilhas de acordo com o problema ou causa da dor. As calosidades dorsais e interdigitais podem ser amenizadas  com protetores de silicones com um furo no meio para acomodar o calo e amenizar a dor.

8 – O que são calosidades e quais suas causas ?

É uma pele grossa devido ao aumento de células mortas que formam na camada da córnea da pele gerada pela pressão exagerada no local. As maiores causas das calosidades são o uso em excesso de sapatos, sapatilhas e botas.

saude-dos-pes

9 – Com a chegada do verão, como podemos manter nossos pés saudáveis longe de micoses que geralmente pegamos em praias e piscinas ?

No verão os cuidados precisam ser redobrados pois o ressecamento plantar ( fissuras e rachaduras ) ocorrem com mais frequência devido ao tempo seco. O recomendado é sempre ir em seu podólogo depois que voltar de uma ida à praia ou piscina. Caso seus pés tenham sido tratado antes, saiba que isso pode ser uma porta aberta para os fungos por não estarem devidamente protegidos.

10 – De quanto em quanto tempo é necessário fazer podologia para manter os pés perfeitos ?

Cada caso é um caso. Existem pés com excesso de pele, tanto plantar quanto artelhos (dedinhos), hallux (dedão) unhas encravadas, etc. Podendo tratar a cada 15 dias é suficiente.

11 – Como podemos tratar corretamente as joanetes ?

É um mal atuante e somente com cirurgia o mesmo pode ser retirado.

beleza-dos-pes

Milena de Sousa

Milena de Sousa

Tem 22 anos de idade e começou sua carreira aos 17 quando entrou para equipe Jacques Janine. É formada em podólogia e integra o time de profissionais do Espaço Be desde 2011.

Faça seus comentários

comentário(s)



Posts relacionados

Os Jovens Heróis da Beauté Brasileira

Conheça a trajetória de dois excelentes mestres da beauté brasileira que estão fazendo uma verdadeira revolução na educação de vários

Gestão de Salão

Acompanhem a entrevista que Junior Gamba, diretor comercial da empresa de sistemas Orange Icon Nordeste, concedeu ao apresentador da Up

Papo Sustentável

Muito se fala em sustentabilidade e a coisa é tão séria que também está presente em salões de beleza, e