Muito Prazer, Beleza Mineira!

Muito Prazer, Beleza Mineira!

Entre os dias 11 e 13 de julho, centro de eventos Expo Minas na capital mineira serviu de palco para a 12a. edição da International Professional Fair. Astros e estrelas da beauté nacional, internacional e da televisão, consagraram a feira como a terceira maior do país que foi visitada por mais de 55 mil pessoas que foram conferir novidades e produtos de diversas marcas.

Em parceria com a feira, a Revista Cabelos & Cia premiou tops profissioanais da beauté mineira com o prêmio Mãos de Minas, apresentado pelos lindos André Sartori e Sylvio Rezende no restaurante e churrascaria Porcão BH. No encerramento do evento, o público se animou com um super show do grupo Sambô.
Alexandre Araújo, o presidente da feira, como sempre capitaneou e regeu com sabedoria sua equipe de excelentes profissionais e reservou um tempo para uma rápida entrevista concedida ao Portal do Divanah. É a beleza mineira na área meu povo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Confiram abaixo a entrevista com o Sr. Alexandre Araújo

FOTO 114

Portal do Divanah – Nos três últimos anos a International Professional Fair apresentou um crescimento de 81 % nos números de expositores, 147 % de visitantes via caravanas e 288 % em eventos educacionais. Podemos dizer que a feira está consolidada entre as gigantes do setor ? Como foi o trabalho nesses últimos anos para alcançar esse sucesso ?

 

Alexandre Araújo : O principal fator foi uma soma de ações que envolveram não só nós promotores do evento, mas também a partir do momento em que começamos a compartilhar com nossos expositores e com os visitantes o que eles demandavam para o mercado de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. Nesse cenário, nós começamos a investir pesado na área educacional juntamente com os municípios que englobam a grande Belo Horizonte. Focamos nessa abrangência maior para quem trouxessem caravanas e as mesmas que vem de outros estados, são patrocinadas com auxílio financeiro. Quando se investe no foco educacional em relação as caravanas sabemos que Belo Horizonte tem um custo menor para se visitar do que São Paulo, você também passa a ser uma atração. Já investimos focando nisso e temos a felicidade de termos a presença da Intercoiffure dentro do evento e jamais pensamos que chegaríamos nesse patamar. É uma situação nova para todos nós. Quem visitou a feira no ano passado e está visitando esse ano, mesmo sendo um ano de intensa crise, pode concluir que estamos melhor que o ano passado, que demonstra duas situações: um trabalho bem feito e a confiança que o mercado tem em nosso trabalho.

 

Portal do Divanah – Em ano de intensa crise na economia brasileira, como você avalia o setor de beleza atualmente e quais os grandes desafios que enfrentaram para montar a 12a. edição ?

 

Alexandre Araújo : Infelizmente a situação do país não está favorável nem para o setor de beleza e nem qualquer outro setor. Nós somos uma empresa especializada em eventos. Temos outros em nossa grade e dentro dela um no setor de beleza. Tivemos que fazer um trabalho maior com os expositores através de apoios, parcelamentos, logística para que tivessem uma redução de custos e montagem de estandes e viabilizar uma hotelaria mais barata para que esse conjunto de negócios realmente ficasse mais barato. Mas temos noção de tudo e falamos com gigantes do setor e todos sentiram a crise, uns menos e outros mais. Percebemos que esses que sentiram menos foram os que estavam um pouco mais estruturados com uma carteira de clientes um pouco mais fiel. Sabíamos também que a cada dia se instalava no mercado uma marca nova de cosméticos sem nenhuma estruturação que envolve capacitação, desenvolvimento e consolidação. E quando vivemos um momento de crise queira ou não, temos que ter cortes. A tendência é que os bons sobreviverão.

 

Portal do Divanah – Com o crescimento no mercado de estética, maquiagem artística e nails, o que você pretende realizar nas próximas edições para esses profissionais ?

 

Alexandre Araújo : Esse foi um “viés” que percebemos há duas edições e é muito comum as feiras de beleza focarem em cabelos. Entendemos que cabelos é um dos nossos segmentos dentro desse mercado, desde a primeira edição que assumimos há três anos, investimos muito na busca de empresa de nails, de maquiagem e estética. Hoje dentro do evento temos um congresso completo de estética, maquiagem e manicure. Só para termos uma ideia, nosso parceiro educacional nos congressos, Sr. Bernardo Mascarenhas, da Morais Mascarenhas Eventos, é quem faz os contatos em São Paulo para o congresso de maquiagem, na estética é a Dra. Ludmila Bonelli, uma das principais profissionais da área de estética do Brasil, inclusive com um congresso voltado apenas para fisioterapeutas no mês de fevereiro e 80% do público dela é mineiro. Um sucesso total essa parceria. Na área de unhas, nossos expositores na grande maioria, já tem em seu portfólio de produtos suas linhas de esmaltes, um fator que ajudou muito em nosso crescimento.

 

Portal do Divanah – Já ouvi que Minas Gerais é um país dentro do Brasil, principalmente no setor de beleza. Você concorda ou discorda ?

 

Alexandre Araújo : Acontece que temos uma amplitude do estado com mais de 590 municípios. Temos um polo comercial que é Belo Horizonte, regiões fortes como sul de Minas e o norte e nordeste do estado, que vem se consolidando inclusive no formato do Brasil de desenvolvimento econômico. Toda essa dificuldade de logística e até mesmo cultural é discutida do que se fazer no Brasil, especificadamente no estado de Minas Gerais. O estado não deixa de ser um lugar muito bem localizado, para que daqui possamos focar os estados tanto do sudeste como os do nordeste e centro oeste.

 

Portal do Divanah – Qual o incentivo que a International Professional Fair recebe dos governos municipal e estadual ? Esses órgãos tem noção da importância desse mercado para Minas Gerais ?

 

Alexandre Araújo: Como promotor de eventos, não só do segmento de beleza, eu falo o seguinte: não há evento de sucesso em um país em crise em que ele não consiga apoio institucional ou de entidades que tenha o mesmo sucesso. Infelizmente alguns eventos não tem essa possibilidade. Aqui no nosso estado temos a felicidade de termos o apoio de algumas entidades e o ano não foi favorável para que possamos ter todas. isso prejudica sem dúvida nenhuma qualquer análise de eventos. Num mercado em crise, caberá as autoridades perceberem que evento é movimentação de economia, é o caminho mais perto entre fornecedor e consumidor. E será através de eventos, que teremos uma possibilidade de agilizar esse processo ruim que está a nossa economia, para que possamos de uma maneira rápida manter as nossas relações e buscarmos juntos com nossos fornecedores e com o mercado melhores oportunidades de negócios e uma das maneiras mais rápidas são os encontros em feiras.

CRÉDITO DAS FOTOS: CÉLIO JORGE, DEIVISON FOTOGRAFIA, REVISTA VIVER BRASIL E WELSON GARCIA

Faça seus comentários

comentário(s)

Zezinho Divanah

Zezinho Divanah

Colunista social mais requisitado para cobrir os grandes eventos da área da beleza. Suas colunas são as mais requisitadas quando o assunto é eventos, grandes feiras e famosos. Pensando na demanda em que sua coluna era solicitada, Zezinho Divanah resolveu ampliar seus horizontes e lançou este portal, onde você encontrará entretenimento e colunismo social para os amados e queridos profissionais da beleza.



Posts relacionados

Famosos no Spa do Cabelo

E o Studio Tez, renomado salão na zona sul de São Paulo, está cada vez mais frequentado por famosos e

Divina e Organizada

A atriz Carol Castro é a nova estrela da Charming, uma das marcas do grupo Cless Cosméticos. Divina e organizada

Beleza e Glamour

Em sua vigésima terceira edição, o Jantar de Confraternização e Comemoração do Dia dos Profissionais de Beleza, manteve a fórmula