Maquiador de Mão Cheia

Maquiador de Mão Cheia

O maquiador e um dos finalistas na categoria artes cênicas no 20o. Prêmio Avon Color de Maquiagem, Márcio Desideri, que também é artista plástico e fotógrafo, concedeu uma entrevista exclusiva para o nosso Portal do Divanah às vésperas da grande premiação e nos conta um pouco de sua trajetória e de sua arte só para vocês meus amores. Maquiagem completa e de mão cheia é com ele mesmo !! Confiram :

 

Portal do Divanah – Como começou a carreira com maquiagens artísticas?

Márcio Desideri – Sou formado em artes visuais no instituto de artes na UNESP. Durante o curso, eu desenvolvia vídeo arte em que se utilizava da body art para perfomance. Assim iniciei meus primeiros passos com a pintura corporal. Trabalhei nas Noites do Terror do Playcenter (extinto parque de diversões em São Paulo), onde atuei por três anos. Durante o evento fui indicado para o canal Fox Brasil, para maquiar os zombies da serie de tv The Walking Dead aqui no Brasil, representando o seriado em feiras, eventos e ações. Comecei nesse meio sem condições, com muitas dificuldades. Não tinha dinheiro para pagar uma faculdade,um curso, mas sempre gostei muito de estudar. Sempre estudei em escola pública. Minha família é muito humilde, não tinham condições de investir em um estudo para mim. Portanto meus pais sempre me incentivaram, e fizeram tudo me para ajudar. Batalhei muito para alcançar meus objetivos. Assim, com muita fé e acreditando muito em Deus, os caminhos foram surgindo. Sou apaixonado por cinema e achava que entraria em um curso de audiovisual, portanto depois de muito esforço passei em artes visuais na UNESP. Encontrei esse maravilhoso caminho  da maquiagem artística e não parei mais. Atualmente amo o que faço e sou grato a Deus por tudo na minha vida, e por ter chegado até aqui.

Também sou fotógrafo e geralmente faço o editorial das minhas maquiagens, o que me ajuda muito no processo de criação, pois já tenho uma visão de como será o resultado final na fotografia.

 

 

Portal do Divanah –  Quais foram os trabalhos mais marcantes em sua carreira?

Marcio Desideri – Considero os que fiz para Fox Brasil representando o seriado em feiras e eventos e também maquiei o presidente da Fox Brasil Gustavo Leme em Zombie, para um vídeo internacional de Los Angeles. Tambem faço as maquiagens baseadas no reality show americano Face Off do canal Syfy e com a Universal Channel no Brasil. No teatro, gosto muito do musical O Corcunda de Notre Dame na qual produzi as Gárgulas.

Portal do Divanah –  Quais as celebridades que usaram e abusaram de seus pincéis e explique os trabalhos que fez com elas:

Márcio Desideri – Algumas celebridades que já maquiei, entre elas esta Felipe Cavalcanti de Chiquititas para um editorial fotográfico, o presidente da Fox Brasil Gustavo Leme, onde eu o transformei em zumbi para um vídeo internacional transmitido a partir de Los Angeles, A jornalista Gabi França do programa de tv Mais Cultura, numa matéria em que parte do rosto  se transforma em caveira, o jornalista do programa Todo Seu da TV Gazeta, José Armando Vannucci, em que o transformo em Lord Voldemort, entre outros.

 

 

Portal do Divanah – Explique como foi sua inspiração para chegar aos finalistas do 20o. Prêmio Avon Color de Maquiagem.

Márcio Desideri – O tema proposto desse ano foi revolução criativa. Isso me fez pensar seriamente na atual posição da maquiagem cênica no Brasil. Temos um mercado de beleza em constante crescimento portanto falta mais investimento,valorização e interesse na área de maquiagem artística. Aos poucos ela conquista o seu espaço, com maquiadores incríveis que estão surgindo, com produtos nacionais específicos de qualidade, mas que muitas vezes estão ocultos, precisando de mais atenção, de mídia, de oportunidades, de ajuda, de parcerias. Acredito que juntos conseguiremos crescer, é preciso unir forças. Portanto nada mais conveniente nessa situação, a maquiagem cênica entrar em revolução. De se mostrar, sair do anonimato, revelar ser um mercado promissor, lutar por um espaço maior, além de disseminar cultura e incentivar o aprendizado das artes. Com base no filme “A Pele que Habito” de Pedro Almodóvar, me inspirei a criar para o trabalho um “corpo cênico”, que nos habita, que está preso no nosso interior, que precisa aparecer, precisa gritar e espalhar arte. É um corpo mutante, que se transforma. O título do trabalho é “O Corpo que me Habita”. Também elaborei um texto, na qual possui ligação direta com a criação dos personagens, como se eles saíssem de cada frase; de cada palavra.

Dizem que a “revolução vem de dentro”. O corpo, que é cênico, mutante, interno, resolveu se libertar. A forma as vezes disforme, se transforma, morre e renasce para evoluir. O corpo dramático derrama lágrimas de cores, ele quer atenção. Híbrido, ambíguo, retira a pele como um casulo para voar, captura sonhos em sua teia; o corpo.  Tecnológico, reinventa mil maneiras para se expressar; olhar.  O corpo que me habita, que nos habita, que grita , que modifica, que precisa ser livre. Transmute, mude,  crie um futuro , deixe seu corpo falar!

Temos um cultura visual nacional muito rica, que é uma grande fonte de inspiração para a maquiagem artística. O conhecimento precisa ser compartilhado, necessitamos de mais pesquisas na área, de livros publicados sobre assunto, de revistas, de empresas de cosméticos interessadas a desenvolver produtos artísticos, de programas de televisão. Acredito que esse é o momento, pois com tanta informação pela internet  e a enorme onda de seriados e filmes caprichados na maquiagem, a procura por esse tipo de trabalho aumenta.Precisamos estar preparados para atendê-lo. Confesso que amei a proposta do tema, pois tem muito a ver comigo, e que realmente acho muito importante a maquiagem cênica entrar em revolução, e mostrar esse incrível universo. Portanto ela tem que começar dentro de nós. O DESPERTAR!

 

Portal do Divanah – Sendo um dos finalistas dessa grande premiação, pode adiantar para o Portal do Divanah o que pretende surpreender para os curadores se for o vencedor em sua categoria?

Márcio DesideriEntão, na verdade a intenção, era de vestir a camisa da revolução criativa, ou seja, abraçar com todas as forças esse conceito revolucionário e o demonstrar através das maquiagens desses personagens que criei. É um grito de revolução, de existência e de luta. Precisamos do novo. Precisamos estar preparado para os novos rumos da maquiagem. A maquiagem cênica precisa viver, precisa explodir!

 

Confira as fotos do brilhante trabalho de Márcio Desideri.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Abaixo vocês podem conferir alguns vídeos de seus trabalhos

 

 

 

Créditos: Márcio Desideri e Amanda Desideri

 


 

Márcio Desideri

Márcio Desideri

O artista plástico Marcio Desideri trabalha como maquiador cênico realizando trabalhos na televisão, musicais, publicidade e eventos.Também representa o seriado americano The Walking Dead na Fox Brasil e o reality Face Off pela Syfy na Universal Channel Brasil, maquiando personagens em feiras nas estreias de temporadas. Foi finalista do 19o. Prêmio Avon Color de Maquiagem na categoria artes cênicas. Participou de vários programas de televisão entre eles Eliana e Ronnie Von, com o seu trabalho de caracterização.

Faça seus comentários

comentário(s)



Posts relacionados

Summer Hot Make

Conhecido também pelos amigos e familiares como Chiquinho, ou simplesmente “Chiquérrimo”, pela elegância ao vestir (confesso que amo seus sapatos

Coleção Ebony Gold by Elton Thadeu e Maurício Pina

Elton Thadeu, beauty artist do Salão Studio Tez e Mauricio Pina, Diretor Artístico da cadeia de salões de beleza Jacques

Estée Lauder Adquire Becca Cosmetics

Marca de maquiagem de luxo foi excelente aquisição para gigante dos cosméticos Com excelente crescimento desde a sua fundação em