Estados Unidos Definem Limite Máximo de Concentração de Chumbo em Produtos Labiais

Estados Unidos Definem Limite Máximo de Concentração de Chumbo em Produtos Labiais

A FDA (Food and Drug Administration), publicou projeto de recomendação que limita a 10 ppm o nível de chumbo em cosméticos para os lábios como batom, gloss e lápis

A FDA concluiu que, com base em estudos de exposição, que a fixação de no máximo 10 ppm, pode garantir que os produtos não representam risco para a saúde. O chumbo é uma propriedade química que, como já foi altamente divulgada, causa demasiada toxicidade ao homem. O órgão americano pede para que a indústria de cosméticos sempre que possível, utilize, ou continue a utilizar, técnicas de fabricação que limitem a concentração de chumbo a níveis inferiores a 10 ppm“.

 

O elemento pode estar presente em alguns cosméticos na forma de impureza, em pequenas concentrações. Estudos feitos pela FDA, revelam que a concentração de chumbo em boa parte de produtos para os lábios e cosméticos de uso externo, é inferior a 10 ppm, que é considerado sem nenhum risco para a saúde humana.

 

“Um pequeno número de produtos disponíveis no mercado apresenta um nível de chumbo superior. A FDA divulga que esse limite já está em vigor em mercados como Canadá e União Européia.

 

Para os fabricantes, essa medida não deve trazer problemas, pois já costumam fazer uma rigorosa seleção de ingredientes e terem excelentes medidas de fabricação. A FDA informa os novos fabricantes que estão chegando ao mercado e incentiva a indústria como um todo a manter ou melhorar as boas práticas que permitem limitar voluntariamente os resíduos de chumbo“.

 

O período de comentários sobre o projeto foi aberto em 22 de dezembro de 2016. Para que a FDA possa levá-los em conta antes que tenha início a redação da versão final do texto, os comentários devem ser enviados por e-mail ou pelo correio antes de 21 de fevereiro de 2017.

 

Para enviar comentários à FDA:

- por e-mail:

http://www.regulations.gov

(referência FDA-2014-D-2275)

- pelo correio

Division of Dockets Management (HFA-305)
Food and Drug Administration
5630 Fishers Lane, rm. 1061
Rockville, MD 20852, USA

(referência FDA-2014-D-2275)

Tradução: Maria Marques

Fonte: Brazil Beauty News

Faça seus comentários

comentário(s)

Zezinho Divanah

Zezinho Divanah

Colunista social mais requisitado para cobrir os grandes eventos da área da beleza. Suas colunas são as mais requisitadas quando o assunto é eventos, grandes feiras e famosos. Pensando na demanda em que sua coluna era solicitada, Zezinho Divanah resolveu ampliar seus horizontes e lançou este portal, onde você encontrará entretenimento e colunismo social para os amados e queridos profissionais da beleza.



Posts relacionados

Estée Lauder Adquire Becca Cosmetics

Marca de maquiagem de luxo foi excelente aquisição para gigante dos cosméticos Com excelente crescimento desde a sua fundação em

Terceira Edição da MakeUp In

O Centro de Convenções Rebouças na capital paulista, receberá nos dias 7 e 8 de dezembro a terceira edição da

Maquiador de Mão Cheia

O maquiador e um dos finalistas na categoria artes cênicas no 20o. Prêmio Avon Color de Maquiagem, Márcio Desideri, que