Beauty Fair Apresenta 8 Insights de Tendências do Varejo Mundial com Foco em Perfumaria

Beauty Fair Apresenta 8 Insights de Tendências do Varejo Mundial com Foco em Perfumaria

Os tópicos foram apresentados durante encontro para 400 empresários donos de perfumaria e representantes da indústria

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Beauty Fair, maior provedora de conteúdo do setor da beleza, organizou um encontro para apresentar insights e tendências para o setor do varejo com foco no canal perfumaria. O conteúdo apresentado nesta terça-feira (20/2) foi absorvido e organizado em forma de curadoria durante viagem organizada pela Beauty Fair no início do ano à National Retail Federation – Retail’s Big Show 2018 (NRF), nos Estados Unidos, em janeiro deste ano.

Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, comemorou a iniciativa realizada com o objetivo de promover o desenvolvimento do canal com informação especializada e networking aos empresários do setor e donos de perfumarias. “Viabilizar este projeto é reforçar o quanto acreditamos no segmento da beleza e o quanto este canal ainda tem a se desenvolver. Com as experiências adquiridas já temos inclusive alguns cases de redes de perfumarias que aplicaram as novidades apresentadas durante as edições da NRF e são considerados verdadeiros sucessos.”

Confira os highlights de cada um dos temas abordados, apresentados por Eduardo Terra (Sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria) e Alberto Serrentino (fundador da Varese Retail):

Um varejo global por uma nova perspectiva

A questão da globalização tem sido cada vez mais abordada. A Ásia tem se destacado tornando-se bastante competitiva quando o assunto é inovação. Chega neste cenário o conceito Cross-Border, quando é realizada a compra de e-commerces de outros países com recebimento no Brasil, por exemplo. Fazendo uma análise, isso nos traz um varejo global com uma grande oportunidade: marcas estão vendendo para o mundo sem estarem necessariamente em determinado país. Trazendo para a nossa realidade, esta é uma oportunidade para as marcas nacionais se posicionarem e atuarem internacionalmente.

 

Pagamento Móvel e Criptomoedas

Temos aqui uma forte revolução quando o assunto é pagamento. No Varejo é tido como um processo delicado e refletir sobre eliminar este atrito pode gerar três pontos: 1 – redução de custo de pagamento para as lojas (cai a transação eletrônica); 2 – a experiência do cliente torna-se melhor e 3 – analisar que hoje tudo está sendo feito pelo celular (mobile commerce já tem representatividade no volume global). Quanto aos bitcoins e criptomoedas, estes são fenômenos precisam ser melhor discutidos, pois ainda dependem de um avanço para a sua aplicabilidade e têm gerado importantes debates sobre o futuro da moeda no mundo.

 

Bespoke Retail

Este insight traz o significado de “Varejo sob medida”. Segmentar já não é mais suficiente. Está ligado à personalização e customização dos serviços, produtos, entregas e canais de compra. Construir uma comunicação (estratégias de marketing), promoções e atendimentos dirigidos, com o auxílio da tecnologia para tangibilizar o Bespoke Retail. Estamos saindo de uma era em que clientes procuravam produtos e serviços, agora são os produtos e serviços que procuram as pessoas.

 

 

Tecnologias Emergentes

As tecnologias estão mais acessíveis para gerar eficiência nos negócios e melhorar experiência do cliente. Investir em soluções para não perder venda é fundamental, oferecendo menos atrito para pagamentos e finalizações de compras, e utilizar recursos como robôs para menos ruptura e reposição e produtos, por exemplo, realidade aumentada e virtual, etc.

 

 

 

 

Amazon Invade o Varejo Físico

A marca tem por representatividade desafiar e inovar o cenário do varejo. Traz uma dinâmica operacional e novas arquiteturas de ações que mexem com o mercado, sem contar nos seus processos visando eliminar atrito, o recurso de pagamento invisível, sua cultura digital e a prática de inciativas pioneiras. Como exemplo, podemos citar o Amazon Book e Amazon Locker.

 

 

Transformação Digital e Ecossistemas

O ambiente digital não é mais uma área de competição de empresas de comércio eletrônico, pois cada vez mais acontecem entre grandes ecossistemas, rompendo e integrando por exemplo marketplaces, evolução ou aceleração do negócio, além de plataformas de pagamentos e serviços, e conteúdo e entretenimento.  O mundo digital é uma explosão de ofertas e, com isso, a gestão fica complexa.

 

O que é loja?

Loja é tudo: ponto de venda, de compra, de entrega, logística, serviços, soluções, experimentação, convivência e experiência. Loja resume-se em baixo atrito e experiência! Vale discutir o futuro das lojas quebrando estereótipos olhando para o cliente enxergando outras formas de contato e atratividade. Deve ser o local que o cliente escolha comprar e queira voltar. A partir do mix de interação, experimentação e impactos visuais enriquecedores e tecnologia, as lojas se tornarão mais relevantes com perfil analítico.

Liderança Digital

Está ligada à definição de propósito, engajando pessoas e consolidando cultura! Tudo isso é prioridade estratégica. Sua cultura tem que estar estabelecida para que haja evolução, com fundamentos sólidos e propósitos – uma estrutura organizacional com modelo de gestão, métricas e remuneração. Colocar em prática o relacionamento da marca com os clientes, fazendo uso dos dados e conectividade móvel. A forma de acreditar e se relacionar com a tecnologia é que irá gerar o engajamento e colaboração das equipes.

Outros Conceitos

Durante o evento, Daniel Pozza e Grasiela Tesser, diretores da NL Informática e consultores técnicos de delegações da NRF, explanaram sobre o desafio de simplificar o varejo com a sofisticação da tecnologia.  Na ocasião destacaram a personalização, com a necessidade de olhar para o consumidor trazendo um conceito único e customizado; bem como a questão do clienteling, com foco na história do cliente. Consumidores costumam deixar rastros através de pesquisas sobre o que realmente querem. Cabe às empresas entenderem as preferências e necessidades dos clientes, para ofertar os produtos e serviços mais direcionados possíveis. Neste contexto cabe oferecer ainda atributos como personal shopper, IOT, self/mobile checkout, reconhecimento fácil, prateleiras inteligentes, etc. Focar também na excelência operacional – a nuvem democratizou a tecnologia – ter produtos à disposição para atender as demandas do mercado. Começar, testar e experimentar algo, sendo rápido, errando rápido e aprendendo mais rápido ainda para encontrar o caminho certo sem medo!

 

SOBRE A BEAUTY FAIR

Há 14 anos a Beauty Fair tem promovido e organizado eventos exclusivos para profissionais do setor de beleza, com foco em salões, clínicas e varejo perfumaria. Por meio de conteúdo relevante, a Beauty Fair tem contribuído para o desenvolvimento do setor em todo o Brasil.

A Feira de beleza profissional, que acontece anualmente no Expo Center Norte, já é um evento consolidado e importante para toda a cadeia produtiva no setor de beleza. São mais de 160 mil visitantes, 500 expositores, 2 mil marcas nacionais e internacionais que geraram R$ 600 milhões em volume de negócios em 2017.

 

 

Texto: Carla Bianchi Assessoria de Comunicação

Faça seus comentários

comentário(s)

Zezinho Divanah

Zezinho Divanah

Colunista social mais requisitado para cobrir os grandes eventos da área da beleza. Suas colunas são as mais requisitadas quando o assunto é eventos, grandes feiras e famosos. Pensando na demanda em que sua coluna era solicitada, Zezinho Divanah resolveu ampliar seus horizontes e lançou este portal, onde você encontrará entretenimento e colunismo social para os amados e queridos profissionais da beleza.



Posts relacionados

Sophia Abrahão Lança Linha de Esmaltes RK by Kiss

Em evento que aconteceu em paralelo a 12 edição da Beauty Fair, a atriz, modelo e cantora Sophia Abrahão recebeu

Vencedores MTV EMA 2016

Aconteceu em Roterdã na Holanda, mais uma edição da maior premiação da música européia, o MTV EMA. Confira agora no

Magia Empreendedora

Inspirado em Walt Disney e sua Fábrica de Sonhos, o empresário André Furkin anuncia a primeira edição do Magia Empreendedora,