Crônicas de um Terapeuta Capilar

by Zezinho Divanah | 5 de abril de 2017 18:58

Elder Lorenzo, artista Salão My Way Top Professionals, traz para o Portal do Divanah, as crônicas de um Terapeuta Capilar referente aos cuidados com os cabelos e couro cabeludo.

Conversando com uma amigo que também é cabeleireiro e terapeuta capilar, começamos a analisar as mais diversas patologias que acometem o couro cabeludo. Chegamos a uma conclusão que antes de nós cabeleireiros tratarmos os cabelos, deveríamos fazer uma pequena investigação sobre o cabelo de cada cliente que atendemos. A cosmética e a internet podem ajudar a maioria das clientes-pacientes a cuidarem de seus cabelos.

Penteado Equipe Elder Lorenzo

Hoje compreendemos que antes de começar um trabalho, podemos ter a ajuda de outros profissionais da área de saúde como endocrinologistas, alergistas, dermatologistas, tricologistas, entre outros,  a fazer um bom trabalho no couro cabeludo e cabelos.

Penteado Equipe Elder Lorenzo

Há pouco tempo, acreditávamos que o cabelo além de aliado a estética e isolante térmico, também é protegido contra radiação solar, mas o cabelo pode ser a mais pura manifestação de sua saúde. O cabelo carrega informações importantes em seu desenvolvimento, que podem ser alteradas constantemente e influenciadas pela nossa saúde emocional, física e psíquica.

Por isso, há muito tempo tentamos identificar a necessidade e a peculiaridade de cada cabelo para que cada tratamento seja eficaz. Também percebemos que ainda existe uma grande dificuldade das pessoas em lavar corretamente seu couro cabeludo e seus cabelos, não se importando com a temperatura da água, com a quantidade de shampoo, condicionador, máscaras e outros produtos usados na hora de tratar as madeixas. Verificar se podem ser amarrados, molhados, ficar atento ao uso de bonés ou chapéus, uso de protetores solares ou térmicos, a forma de usar a toalha, secadores, chapinhas, entre outras ferramentas de finalização. Se o couro cabeludo é uma extensão de sua pele, porque não lavá-lo com a mesma delicadeza que lavamos o rosto? Devemos sempre lembrar que os cabelos são estruturas fibrosas e merecem todo o cuidado.

Quando escolhemos o shampoo adequado para o couro cabeludo e cabelos, temos uma higienização melhor, se não usarmos com força e nem movimentos agressivos. Se diluirmos os shampoos no momento de lavá-los, o couro receberá  melhor distribuição e absorção de nutrientes evitando o acúmulo de resíduos e a troca constante de produto. O couro cabeludo deve ser lavado em movimentos suaves e circulares, a espuma deve ser levada ao cabelo como “fitagem” de cima para baixo como a aplicação dos condicionadores e máscaras, evitando o desgaste da fibra. Após cada lavagem, é necessário proteger os cabelos com leave-in,  cremes de pentear ou protetores térmicos, só assim é possível recuperar a vitalidade e saúde dos cabelos.

Penteado Equipe Elder Lorenzo

Lembrando que todo produto tem uma indicação de tempo e não adianta ficar 40 minutos ou mais e dormir com o mesmo se ele tem a indicação de apenas 5 minutos. Grandes quantidades também não trazem benefícios e sim a qualidade da aplicação.

Texto: Elder Lorenzo

Photos: Instagram Equipe Lorenzo

Faça seus comentários

comentário(s)

Source URL: http://portaldodivanah.com.br/analogia-de-um-tricologista-capilar/